O Briam grego é primo em primeiro grau do ratatouille francês, do pisto espanhol, da caponata italiana e de muitos outros ensopados de legumes presentes na cozinha mediterrânea. É muito fácil de fazer, costuma ser comido frio ou à temperatura ambiente - às vezes também quente, mas são os menos - e é acompanhado com queijo feta para aquele toque grego.
INGREDIENTES
- Meio quilo de batatas
- Meio quilo de abobrinhas
- Meio quilo de berinjela
- 1 cebola roxa (doce)
- 2 tomates grandes maduros
- 2 pimentões verdes para fritar
- 1 dente de alho
- Salsinha
- 5 colheres de azeite extra virgem
- Meio litro de água
- Sal
- Pimenta
- queijo feta (opcional)
Corte as batatas, abobrinhas e berinjelas em medalhões de meio centímetro de espessura. Estamos colocando-os em uma fonte que pode ir ao forno e que já cobrimos com um pouco de óleo. Alguns preferem fazer desordenadamente, outros cuidando da alternância batata-abobrinha-berinjela (como na foto acima).
Corte a cebola em tiras juliana e cubra os legumes com ela. Pique o dente de alho e polvilhe-o por sua vez. Descasque os tomates, retire as sementes e pique-os muito finamente, deitando-os alternadamente sobre os legumes. Tempere com sal e pimenta, polvilhe com um pouco de salsa e junte o resto do azeite, certificando-se de que cobre bem os legumes, e depois deite meio litro de água.
Introduzimos no forno pré-aquecido a 190 graus (375 F), permanecendo nele por uma hora ou até que a água evapore, deixando apenas o óleo.
Deixe esfriar e sirva com porções de queijo feta.
É realmente gostoso e saudável.