Frango ao alho, Pollo al ajillo

Esta é uma receita rápida e fácil que, no entanto, só provo quando a preparo eu mesmo. Se o encontro num restaurante geralmente fico com vontade porque adoro, mas geralmente é mal preparado. E também tem um efeito colateral totalmente evitável: é uma daquelas refeições que você come em um voo e repete pelo resto do dia.

Essa repetição do alho se deve à presença de uma substância chamada alicina. A alicina é liberada quando cortamos, esmagamos ou comemos o alho diretamente sem tê-lo cozido previamente. Em outras palavras, essa substância não existe no alho até que a manipulemos. A alicina é um antibiótico natural que, no entanto, não é muito utilizável, pois é muito instável. Se cozinharmos o alho acima de 60 graus, ele será destruído. Por esse motivo, suas qualidades terapêuticas costumam ser usadas apenas quando é fornecida na forma de comprimidos ou quando o alho cru é ingerido.

Para evitar que o alho se repita, há várias coisas que podem ser feitas simultaneamente. A primeira é retirar o germe verde do alho com a ajuda de uma faca. A segunda é colocá-lo no micro-ondas na posição de descongelar por alguns segundos e finalmente cozinhá-lo. Seguindo esses passos você não perderá o sabor mas a “repetição” te incomoda.

Claro, se você for anti-social, atender um público que odeia em um balcão, criar um espaço confortável ao seu redor quando viajar de metrô (o aroma de alho vem de nossas bocas, mas também de nosso suor), ou gosta de repelir seu parente que o espera de emboscada com intenções libidinosas quando você volta para casa, um bom frango de alho preparado com muito alho amassado e mal cozido garante a solidão de Simeão o Estilita.

INGREDIENTES

  • Um frango inteiro
  • 4 dentes de alho
  • 1 limão
  • 1 copo de vinho branco
  • Salsinha
  • 1 folha de louro (opcional)
  • Sal
  • Pimenta
  • azeite extra virgem

Corte o frango em pedaços pequenos e regulares. O normal é cortar quatro quartos e de cada quarto fazer quatro pedaços. A forma mais rápida, porém, é comprar os frangos cortados dessa forma.

Em uma caçarola - melhor se for de barro - frite um dente de alho em um bom jato de azeite. Quando começa a escurecer, removemos. Em seguida, doure os pedaços de frango previamente temperados. Se você não está preocupado com a gordura, é melhor fazê-lo sem remover a pele.

Enquanto a carne doura, faça um picadinho com a salsinha fresca e o restante dos cravos, tomando cuidado para retirar o germe e se quiser, leve ao micro-ondas. Quando o frango estiver bem frito, junte o copo de vinho branco e a folha de louro, se gostar do sabor que proporciona, embora não seja essencial. Deixe reduzir um pouco e adicione o suco de um limão. Em seguida, polvilhe o alho picado e a salsa.

Mantenha em fogo baixo por cerca de vinte minutos - ou até que o caldo reduza consideravelmente - e está pronto para servir.

Uma receita muito saudável e saborosa.