Rame di Napoli, biscoitos italianos espetaculares

O nome desses biscoitos poderia ser traduzido como Nápoles Cobre e se referiria a um tipo de moeda em circulação durante o império Bourbon que se assemelhava. Bem, essa é uma das teorias que circulam sobre isso, embora não haja nada confirmado sobre isso.

O chamado "império Bourbon" pelos italianos refere-se ao reino que fundou um ramo menor daquela dinastia que, para se diferenciar dos Bourbons franceses, acrescentou a frase "Duas Sicílias" após um hífen. Os Bourbons-Duas Sicílias governavam um reino na Itália fragmentada que incluía o sul da península e a ilha da Sicília, com a corte localizada em Nápoles.

O Rame di Napoli, apesar do nome, não é uma sobremesa típica de Nápoles, mas sim da cidade de Catania, na Sicília. 

Rame di Napoli geralmente é dado às crianças no Dia dos Mortos (2 de novembro). São biscoitos macios de tamanho apreciável que são vitrificados com chocolate amargo e cobertos com pistache triturado. Este seria o "modelo" básico, mas a fantasia do confeiteiro criou toda uma série de variedades como o Rame recheado com geléia ou o feito com Nutella. Chocolate branco recheado com creme de pistache também é comum.

INGREDIENTES

para massa

  • 500 gramas de farinha
  • 200 gramas de açúcar
  • 150 gramas de manteiga sem sal
  • 300 ml de leite
  • 100 gramas de cacau em pó sem açúcar
  • 1 saqueta de fermento de padeiro (cerca de 20 gramas)
  • 1 colher de mel
  • 1 colher de chá de cravo moído
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • a pele de uma laranja

Para a cobertura de chocolate

  • 300 gramas de chocolate amargo 70%
  • 50 gramas de manteiga
  • 100 gramas de pistache


Primeiro vamos colocar o fermento em meia xícara (100 ml) de leite morno. Deixe repousar por 15 minutos. É por isso que "engordamos".

Enquanto isso vamos derreter a manteiga no microondas e depois misturar com o mel, até dissolver na manteiga derretida.

Aos poucos, adicione o restante do leite a esta mistura, misturando bem para misturar completamente. Por fim adicionamos o leite onde dissolvemos o fermento misturando bem.

É hora de adicionar todos os ingredientes secos da massa (farinha, açúcar, cravo moído, cacau em pó, canela em pó e casca de laranja ralada). É muito importante peneirar a farinha antes de adicioná-la.

Misture bem com a ajuda de uma colher de pau. Se você tiver uma batedeira, é hora de usá-la. Deve ficar uma massa bem homogênea.

Deixe a massa descansar por cerca de duas horas, ou até dobrar de volume, em local quente, escuro e sem correntes de ar.

Após o tempo, é melhor colocar a massa na geladeira por meia hora ou mais. Isso facilitará o trabalho.

Depois de trinta minutos, tiramos da geladeira e começamos a separar bolas de massa, dando-lhes uma forma de elipse. Ao assá-los eles vão dobrar de tamanho, então pense que eles chegam a ter cerca de 7 ou 8 cm de diâmetro, então faça-os ao meio.

Pré-aqueça o forno a 180 graus e coloque os biscoitos em um pedaço de papel manteiga, devidamente separados para que não se toquem quando crescerem. Assar por cerca de 25 minutos será mais que suficiente.

Enquanto os biscoitos assam, vamos fazer a cobertura.

Derreta o chocolate amargo em banho-maria e quando estiver derretido, acrescente a manteiga, misturando bem. Reservamos, sem deixar esfriar.

Retire os biscoitos, deixe esfriar um pouco e depois, com a ajuda de uma colher, mergulhe-os na calda.

Nós esmagamos os pistaches e com uma pitada deles decoramos cada um dos biscoitos antes que o esmalte esfrie para que eles grudem.

Deixe esfriar até o glacê endurecer.

Um verdadeiro deleite para o paladar.